segunda-feira, 13 de julho de 2009

História: O primeiro Trator Brasileiro

- O trecho abaixo foi retirado da revista Mundo Agrícola de Junho de 1965, edição Nº 162 - Caderno especial sobre Mecanização Agrícola:

"A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro, cujo lançamento se deu a 09/12/1960, em solenidade especial."
"Nesse mesmo ano de 1960, segundo a A.N.F.A.V.E.A., foram produzidos no país, 37 unidades. No ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11.092 unidades. Em 1963 e 1964, os recordes de produção foram quebrados, alcançando as cifras de 22.110 e 33.399 unidades respectivamente, sendo que em 1964, os dados se referiam até o mês de Outubro."

- Até o final dos anos 50 e início dos anos 60, todos os tratores vendidos no Brasil eram importados. A produção de um trator no país começou a tomar forma na década de 60, com a implantação de empresas estrangeiras por aqui, e o encarecimento do produto importado.

- Mas por coincidência, e acredito eu, por correria das grandes montadoras também, na mesma época três grandes marcas iniciaram a produção de tratores no país, sendo elas: a Ford com seu famoso 8 - BR Diesel, a Massey-Ferguson com seu famoso MF 50 ou cinquentinha, e a Valmet com o também famoso Valmet 360.

- O mais prazeroso em se comentar essa história é que fica aquela velha discussão entre as empresas sobre quem realmente "fabricou" o primeiro trator no país. Isso para mim não interessa, pois, o mais importante é saber que na época de 1960 em diante iniciou-se uma nova era da mecanização agrícola no país, com a produção de tratores tão valentes que até hoje são vistos com facilidade trabalhando nas lavouras, mesmo depois de quase 50 anos!


*** Trator Ford 8-BR Diesel

- Tenho um pôster de propaganda da Ford que diz: Ford 8-Br Diesel, o primeiro Trator a Diesel Brasileiro. O mesmo possui uma linda gravura desenhada de um homem do campo com seu novo trator 8-Br, nas cores verde e amarelo.

- Antes disso a Ford desbravou o Brasil, e o mundo com seu trator Fordson 1918. Mais tarde, e o que vemos muito ainda pelo país, a Ford vendia os tratores de 4 cilindros a gasolina 2N, 9n, 8n e depois o mais atualizado o ford 600 ou Naa. Na era a Diesel, os tratores da marca no mercado eram os "Majores", o Super e o Power, e o pequeno Dexta.

- Já no início da década de 60 a Ford lança o 8-Br Diesel, com nome e cores bem brasileiros, talvez uma forma de puxar para o lado da empresa a fama de ser a pioneira na produção de tratores por aqui. O 8-Br dispunha de um motor 4 cilindros a Diesel da marca Perkins, e foi produzido também na cor azul, acredito que anos mais tarde, mas preciso me informar sobre o assunto.





*** Massey-Ferguson 50, o MF-50

- Para relatar a história desse trator coloco abaixo o artigo retirado do site da Massey-Ferguson que foi escrito na edição Nº 73 de Campo Aberto e adaptado do roteiro do vídeo “Quinhentos mil tratores” escrito pelos jornalistas Ruiz Renato Faillace e César Romagna, da Videomakers, e transmitido para todo o Brasil no dia 8 de julho pelo Canal Rural.

"Um trator conta a história da agricultura brasileira"

"A história que vou contar não pode ser lida em livros. Dizem que a nossa história é recente. Dizem também que a história da agricultura brasileira foi escrita em cima de um Massey. Mas nunca foi contada por um deles... pelo menos até agora.

Nasci em 1961, em Taboão da Serra, São Paulo, com 36 cavalos de potência. Fui batizado com o nome de MF 50, em homenagem ao slogan do Presidente Juscelino Kubitschek, cinqüenta anos de progresso em cinco de governo. Acho que é por isso que eu tenho o espírito de Brasil. Um espírito de conquista e desbravamento.

E assim sou conhecido desde então, como o cinqüentinha. Fui o primeiro trator genuinamente brasileiro. Herdei de meus primos Massey Harris, o Ferguinho 35, o revolucionário sistema Ferguson de levante. Mas não foi só isso que me fez popular. Sou altamente confiável, tenho um ótimo desempenho, gasto muito pouco e sou muito simples de operar.

Acompanhei famílias que apostaram tudo nas novas terras do Centro-Oeste. Desbravadores que iniciavam a saga... a busca de novas terras de novas fronteiras agrícolas. O Brasil era tão diferente. Eram 70 milhões de habitantes, 38 milhões deles vivendo no campo. A produção de grãos não passava das vinte milhões de toneladas. Como o Brasil mudou em tão pouco tempo.

Com o passar dos anos, outros irmãos foram nascendo: o 50x, o 65, o 95 já com 92 cavalos de potência. Aos poucos, mostrando serviço e sem negar trabalho, conquistei o homem do campo. A tecnologia que carrego se aplica a todos os rincões desse País e a todas as fazendas.

Em 1968, a Massey inaugurou o primeiro centro de treinamento para ensinar os operadores a me tratar como eu merecia. Como regular o implemento, fazer a minha manutenção, enfim, como me tratar e cuidar melhor. De 1969 a 1974, nunca se fabricou tanto trator nesse País. A produção passou de cinco mil para 29 mil unidades ao ano. Um recorde até hoje não superado.

Em 1976 meus pais resolveram mudar o meu jeitão. Fui promovido a Série 200. Agora com um motor Perkins, 4 cilindros; 8 marchas à frente e 4 à ré, uma revolução para a época. Metade de todos os tratores que estão no campo são iguais a mim.

Tenho 75 cavalos de potência e, por mais que o tempo passe, nada me substitui. Força, resistência e durabilidade são as marcas da minha história. Foi nesse tempo que a rede Massey Ferguson se consolidou. Acompanhou o pessoal que ia desbravar as fronteiras do País. Hoje, temos o maior número de concessionárias espalhadas por esse Brasil.

Vieram os anos 80. Chegaram a chamar de a década perdida. Nós do campo íamos fazendo a nossa parte. Era 1981. A fábrica de tratores veio para Canoas, no Rio Grande do Sul, onde até hoje todos nós nascemos. Em 1986, nossos motores começaram a sair turbinados. Essa tecnologia aumentou muito a nossa potência, sem gastar mais combustível.

Por mim e por outros da minha família, se conta a história da agricultura. Saímos da tração animal para a mecanização. Da subsistência para uma economia de escala. Mas tudo isso não teria sentido se não fosse para melhorar a vida de você, produtor rural. Agora, somos 500 mil tratores nascidos aqui."





*** Valmet 360

- A Valmet, marca Finlandesa de tratores, possui larga experiência na área, tanto que o grupo ao longo do tempo se juntou com a Bollinder Munktels, e depois com a Volvo Tratores, e hoje pertence a AGCO, que domina grande parte do mercado de tratores.

- Por aqui muitos Valmets 33 Diesel com motor Valmet são vistos ainda. Estes eram importados, e conforme informações de um amigo vieram dois lotes de 600 tratores, em sua maioria dos modelos 33 Diesel e alguns poucos no final do Modelo 359.

- No Brasil a Valmet instalou sua fábrica no ano de 1960 (conforme consta informações do site da própria empresa) na cidade de Mogi das Cruzes-SP, e logo após passou a produzir o trator Valmet 360 Diesel com motor MWM 3 cilindros. Este foi o primeiro modelo da marca produzido no país, e depois dele vieram o Valmet 600 diesel e por fim iniciou-se a produção do famoso Valmet 60 ID.





- Neste ano de 2010 a empresa Valtra comemorou 50 anos de Brasil. Como parte das comemorações a empresa restaurou alguns tratores que simbolizam a marca no Brasil. A iniciativa de resgatar os ícones da marca foi desde o primeiro Valmet 33 Diesel importado, passando pelo nacional Valmet 360 Diesel Brasileiro, Valmet 600 D, Valmet 60 ID, o Valmet 110 ID (famoso Zé do Caixão), chegando a homenagem até os Valmet 118 4x4 e 985 4x4 Turbo.