sexta-feira, 22 de maio de 2009

Bateria Mecânica!!!

- Sei que muita gente já teve o prazer de ouvir aquele antigo trator dois cilindros Diesel funcionando, o som e a batida são únicos, e característicos deles!!!
- Mas e quando um bando de malucos, no bom sentido é claro, resolve usar aquele antigo trator como bateria de fundo... ai temos uma bateria mecânica?!?!?!
- Para quem não entendeu... é só assistir o vídeo:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Fotos Antigas: INTA - Argentina

- Encontrei na internet esse site da galeria de Fotos de Tratores Antigos do INTA - Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria. São fotos não só de tratores, mas de colheitadeiras, ceifadeiras, e demais implementos antigos da época da mecanização agrícola da Argentina. Vale a pena conferir!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Museu Eduardo André Matarazzo

- Para quem não conhece a cidade de Bebedouro, fica aqui a importante dica: o "Museu Eduardo André Matarazzo, Armas, Veículos e Máquinas”.

- Eduardo Matarazzo nasceu em São Paulo no ano de 1932 e sempre foi apaixonado por carros e máquinas diversas. Uma curiosidade sobre ele: "foi proprietário do primeiro Volkswagen a rodar no Brasil, o que levou a fábrica a lhe oferecer o último". Eduardo trabalhava nas Indústrias Reunidas F. Matarazzo, e mantinha em sua casa uma oficina onde restaurava carros antigos. Quando sua coleção já estava grande, criou em 1964 um museu de sua coleção em São Paulo. Casou-se com Eneida Matarazzo (da cidade de Bebedouro), e em 1969, em acordo com a prefeitura, decide transferir seu museu para a cidade de Bebedouro, e a partir daí o acervo do museu não parou de crescer, até 03 de março de 2002, data de seu falecimento.

- O museu é muito famoso na região, e possui não somente carros, como tratores, aviões, caminhões, peças militares, entre outros. Infelizmente o museu já passou por algumas dificuldades, como enchentes que causaram grande prejuízo. Algumas peças do museu são raros exemplares no País, e talvez até no mundo todo.

- Dentre os tratores antigos o museu possui os seguintes exemplares:

** Locomóvel antigo automotriz.
** Rolo-Compressor movido a vapor (locomóvel)
** Motoniveladora antiga Caterpillar
** Trator Fordson Major County CD 50 (esteira)
** Trator Fordson Major Semi-Esteira
** Trator International McCormick
** Trator International 650
** Trator Farmall H
** Trator Ursus C-45
** Trator Esteira Loyd
** Trator Cockshutt 20
** Trator esteira Oliver
** Trator esteira Panther
** Trator Deutz DM 55
** Trator esteira International
** Colheitadeira de Arroz Case
** Trator-Caminhão Militar Minneapolis Moline GTX 6x6
** Motor Estacionário Deutz Monocilíndrico
** Motor Estacionário Oliver Diesel
** Motor Estacionário Ingersoll Rand

- O site da Base Militar Magazine fez uma visita ao museu e na matéria, Helio Higuchi & Paulo Roberto Bastos Jr., comentam modelo por modelo do museu, explicando suas características e curiosidades!

- Quando de minha visita ao museu lembro-me do vigia contando que um dos carros do acervo foi do cantor Roberto Carlos, e na época, para conseguir o carro de volta, ele chegou a oferecer ao Eduardo Matarazzo vários Monza zero Km, mas não obteve sucesso pois o carro continua lá!

- Outra peça muito rara do museu é o Trator-Caminhão Minneapolis Moline, do qual foram produziadas somente 99 unidades, e todas vieram ao Brasil. A única restante em perfeito estado de conservação é a unidade que se encontra no museu!

- Dizem também que a empresa Saab ofereceu construir na cidade um hospital em troca do avião SAAB 90A Scandia que operou pela Vasp, e hojé é o único restante no mundo provavelmente. Acho meio duvidoso.... mas histórias são histórias.











sexta-feira, 8 de maio de 2009

FarmPhoto.com - Tratores famosos ao redor do mundo

- Um post interessante no site FarmPhoto.com sobre os tratores antigos famosos espalhados pelo mundo. No post podemos ver que predominam os tratores europeus, muitos por sinal existentes no Brasil!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Garoto de Waterloo

** Artigo retirado da reportagem "Pioneiros da Modernização" da Revista o Sulco edição n. 19. Reportagem de Odilon Guimarães.

Relíquia da História, o trator Waterloo Boy - O garoto de Waterloo

" - As primeiras experiências de produção de tratores com motor a gasolina ou querosene foram feitas ainda no final do século XIX. Um dos pioneiros a ter sucesso na construção do equipamento, o norte-americano John Froelich criou uma empresa na cidade de Waterloo, no estado de Iowa, para produzir tratores e motores. Waterloo Boy foi primeiramente o nome dado a um motor a gasolina produzido pela empresa a
partir de 1904. Oito anos depois, o nome também foi dado ao trator que passou a ser fabricado em série pela Waterloo Gasoline Engine Company.
- Na época, a Deere & Company já tinha várias fábricas nos Estados Unidos e Canadá, mas sua diretoria ainda hesitava sobre a conveniência de passar a produzir o novo equipamento. Algumas tentativas de criar um projeto próprio de trator não foram bem sucedidas. Em 1918, a John Deere decidiu comprar a empresa de Iowa e o Waterloo Boy passou a fazer parte de sua linha de produtos.
- O Waterloo Boy exposto no museu foi produzido em 1918. Ele foi doado na década de 60 por um agrônomo paulista ao IAC -Instituto Agronômico de Campinas (SP). Cedido para a John Deere, o trator pioneiro foi restaurado por Wilson Krause, funcionário aposentado, com 32 anos de trabalho na indústria e muito conhecimento sobre metalurgia e motores.
- Foram quatro meses de trabalho para recuperar o motor e as características originais do modelo. A principal dificuldade foi fazer funcionar o motor, diz Krause. “Na parte da ignição, tive que procurar um magneto para produzir a faísca e foi difícil achar o ponto de explosão, mas deixei o motor funcionando”, ele afirma.
- O Waterloo Boy foi fabricado pela John Deere até 1923, quando a empresa passou a produzir o modelo D. A simplicidade para a sua utilização e a força e capacidade de trabalho com implementos fizeram do novo modelo um dos mais bem sucedidos da história da John Deere e de toda a indústria mundial de tratores. Ele foi fabricado durante 30 anos, até 1953."



** Na foto menor, o trator Waterloo Boy de 1918, provavelmete único exemplar no Brasil, ao lado do moderno modelo 7715, na data da inauguração da fábrica de Montenegro do Grupo John Deere no país.


 
** Nesta foto o trator Waterloo Boy exposto no museu de tratores da Agromen.